páginas

Unopar

Cronograma-GSAM

Links

Tv Online

ASSINE A PETIÇÃO SALVE A AMAZÔNIA

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 22 de abril de 2013

dia da terra por GREENPEACE


VIVA AO DIA DA TERRA

Dia da Terra 2013: entenda como surgiu a data e seu significado

O Dia da Terra 2013 - ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.

A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.
O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembra o senador, "mas funcionou."

Com informações da Earth Day Network.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Controle de Pragas Domésticas

Pragas domésticas: confira algumas dicas sobre combate e prevenção

Especialista explica as principais causas de infestações no ambiente urbano


Encontrar com um rato ou uma barata pode ser, no mínimo, desagradável. Mas, as pragas domésticas que tanto amedrontam as pessoas são atraídas até as nossas casas por descuidos simples. O site Globo Ciência ouviu o biólogo Sérgio Bocalini, que definiu quais são as pragas mais comuns dentro de casa e o que fazer para evitar seu surgimento.
Sergio Bocalini, biólogo da APRAG (Foto: Divulgação)Sergio Bocalini, da APRAG (Foto: Divulgação)
Integrante da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), Sérgio Bocalini, enumera as principais delas: “São as baratas, moscas, mosquitos, roedores, cupins, formigas e até mesmo os pombos.”
As mais perigosas, segundo ele são os roedores, os mosquitos e os cupins. “Os roedores transmitem doenças, como a leptospirose; os mosquitos também, como a dengue, trazendo riscos à saúde pública. Já os cupins podem causar acidentes, pois podem acabar com estrururas de madeira das construções”, explica.
O período mais propício para o surgimento de pragas, segundo o biólogo, é o das estações mais quentes. “Quanto mais quente e úmido, mais o ciclo biológico dos insetos se acelera. Assim, há um aumento populacional na primavera e no verão”, ensina.
O biólogo conta que o ser humano acaba odeferenco itens fundamentais para a sobrevivência das pragas. “Fornecemos condições ideais sem que percebamos. Deixamos resíduos de comida em cima da mesa da cozinha, fazemos um acondicionamento equivocado do lixo. Além disso, temos as questões dos abrigos, há vários espaços no ambiente doméstico onde as pragas podem encontrar abrigo e se reproduzir.”, diz.
Papelão pode ser um esconderijo para as baratas (Foto: Divulgação)Papelão pode ser esconderijo para as baratas
(Foto: Divulgação)
O homem também é transportador de pragas, segundo Sérgio: “Uma caixa de papelão, que acomoda litros de leite, se estiver com ovos de barata, ao ser levada para casa inicia uma infestação. Alguns vasos de plantas podem conter formigueiros, o que também pode gerar o mesmo problema”.
“Para diminuir os riscos de infestação, é importante redobrar o cuidado com a limpeza, organização e higiene da residência e do local de trabalho”, diz o biólogo. Para ele, algumas outras ações de prevenção são as telas mosquiteiras e os rodos de porta, que limitam a entrada de insetos e roedores, respectivamente.
“Se for feita a opção pelo controle químico de pragas, só se pode usar produtos disponíveis nas gôndolas de mercados, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se a pessoa optar por uma empresa especializada, deve escolher uma que efetue uma análise do que o local a ser controlado precisa, para evitar a intoxicação, de animais domésticos e humanos. Além disso, a empresa precisa ter autorização e registro junto a entidades sanitárias ou ambientais, e um responsável técnico”, completa.
 

florestas vazias parte 1

http://redeglobo.globo.com/globoecologia/videos/t/series/v/florestas-vazias-parte-1/1868074/

Wikipedia

Resultados da pesquisa